Dicionário dos Developers: [B] de BLIZZARD

Posted on 05:37 | By Matt | In

Blizzard Entertainment
Fundada em 1991

Hoje, a Blizzard Entertainment é mundialmente conhecida pelo MMORPG World of Warcraft, jogado por mais de 12 milhões de pessoas no mundo.

A história da Blizzard começou em 1991, com outro nome, quando três graduandos da UCLA - Universidade da California - Michael Morhaime, Allen Adham e Frank Pearce fundaram a Silicon & Sinapse, empresa focada em criar ports de games para outros sistemas.

Em 1993, a empresa já estava pronta para lançar seus próprios jogos no mercado, e junto com a produtora Interplay, lançou games como The Lost Vikings e Rock 'n Roll Racing.

Linha do Tempo:

1991 - Formandos da UCLA fundam a Silicon & Sinapse, produzindo principalmente ports de outras desenvolvedoras. O game RPM Racing - um remake do game de Commodore 64 "Racing Destruction Set" - foi o primeiro lançamento da empresa para o Super Nintendo.

1993 - Silicon & Sinapse já tem seus próprios jogos desenvolvidos, e foram clássicos como Lost Vikings e Rock 'n Roll Racing que colocaram a empresa no mapa.

1994 - Neste ano, a empresa resolveu mudar o nome para Chaos Studio, mas durou pouco, porque já existia outra empresa com esse nome. Então o nome Blizzard Entertainment foi definitivamente escolhido. Ainda neste ano, a nova Blizzard viria a ser adquirida pela distribuidora Davidson & Associates, por 10 milhões de dolares, e também em 94 estaria lançando o seu maior trunfo, um joguinho de estratégia chamado Warcraft - Orcs & Humans.

1996 - A Blizzard terceriza a criação de um game para outra desenvolvedora, a Condor Games, que terminou sendo comprada nesse mesmo ano. O game que a Condor vinha desenvolvendo para a Blizzard era Diablo. Após a compra, a desenvolvedora passou a se chamar Blizzard North, e foi responsável pela série Diablo e suas expansões.

1997 - O serviço on-line Battle.net é lançado, junto com o RPG de ação Diablo.

1998 - Nesse ano, a Blizzard já havia passado por vários donos, em '96 tinha sido comprada por uma empresa chamada CUC International, dona de redes de hotéis, locadoras de veículos e também dona da Sierra Online. O caso é que os donos da CUC estavam envolvidos em diversas fraudes e escândalos comerciais, resultando na venda do seu setor de software (o que incluía Sierra Online e Blizzard Entertainment) para uma empresa francesa chamada Vivendi.

2002 - A Blizzard re-adquire os direitos dos seus títulos antigos, pertencentes até então à Interplay, e os re-lança no GameBoy Advance.

2004 - Em novembro deste ano o mundo recebeu World of Warcraft, o maior MMORPG da atualidade, com mais de 12 milhões de usuários.


2005 - Anunciada a compra da desenvolvedora Swingin' Ape Studio, que vinha trabalhando em Starcraft: Ghost - título que terminou sendo cancelado.

2007 - Starcraft 2 é anunciado oficialmente.

2008 - A Blizzard recebe o Emmy na categoria Tecnologia e Engenharia, por World of Warcraft. Diablo III é anunciado oficialmente.


Links Externos

Blizzard's website
Blizzard UK's website
Battle.Net website
Frostmourne Replica Sword

Comments (0)

Postar um comentário