ABC do Nitendinho: "1943: The Battle of Midway"

Posted on 05:49 | By Matt | In

Hoje faço o lançamento de mais uma série do RetroPixels, o ABC do Nitendinho, uma viagem pelos melhores games do caçula da Nintendo, de A a Z. E como toda lista de jogos que se preze começa pelos títulos com números, hoje vamos relembrar o shooter da Capcom "1943: The Battle of Midway".


A Capcom sempre portou muitos seus clássicos dos arcades para consoles domésticos, e sempre eram necessários alguns ajustes para o game se adaptar no novo hardware. Logicamente, os gráficos sofriam bastante e a jogabilidade também, mas mesmo assim, o shooter vertical "1943" não perdeu o charme.

O game é um "upgrade" do seu predecessor "1942", e foi lançado no NES em 1988, um ano após o lançamento nas máquinas operadas por moedas, e também ganhou ports para Amiga, Atari ST, ZX Spectrum, Amstrad e Commodore 64, também viou peça clássica nas coletâneas "Capcom Classics Collection", para XBox, PS2 e PSP.


No Nintendinho, algumas mudanças terminaram modificando a jogabilidade, como por exemplo a distribuição de pontos de power-up no inicio das fases, que permanentemente modificavam o seu P-38, deixando-o com mais poder de fogo, ou de defesa, ou mais energia, ou com armas especiais mais poderosas, tudo personalizável, dependendo do estilo do jogador.

Onde, como, porque?

Estamos na II Guerra Mundial, voando sobre o Oceano Pacífico, pela costa do atol Midway, onde bombardeiros japoneses afundaram um porta-aviões americano. VINGANÇA! Agora você monta em um P-38 e sai sozinho para detonar todos os aviões e navios nipônicos que aparecem no caminho.



São 16 níveis, sempre voando na vertical, 11 estágios são sobre o oceano, atacando aviões e navios, outros 5 são atacando uma horda de bombardeiros no céu, sempre com um chefe enorme cheio de surpresas no final.

Assim como em "1942", o jogo utiliza apenas 2 botões - um para atirar e outro para um movimento especial, que pode ser um ataque mais forte ou um loop para escapar de tiros. Dessa vez, você não acumula vidas extras para voltar após ser alvejado, aqui você deve cuidar de um nível de energia que reduz a cada golpe recebido. Destruindo uma sequência de aviões vermelhos resulta em um power-up flutuante, que pode ser energia ou arma, segurando o botão de atirar um pouco, seu P-38 carrega uma espécie de tiro concentrado, mais forte, ótimo contra chefes.

Jogue aqui - 1943 The Battle of Midway - online

E assim, começamos a montar o ABC do NES. Próxima terça-feira vamos conhecer o jogo da letra A.



Comments (2)

Ontem estava jogando uma versão foderástica desse 1943 pro arcade, no MAME!
Joguinho bastante viciante, mesmo no NES ele é muito bom!

Eu tinha esse jogo em um daqueles cartuchos de mil jogos.
Era muito difícil. Será que podia ser um clone desses?
Eram milhares de fases. Não me lembro.

Postar um comentário