Dicionário dos Developers: [C] de CAPCOM

Posted on 05:58 | By Matt | In

Continuando o nosso Dicionário, chegamos na letra C com uma das mais bem sucedidas desenvolvedoras de games e que vive forte até hoje.

CAPCOM
Fundada em: 1979


Fundada em Osaka, Japão, em 1979, a Japan Capsue Computers fabricava e distribuía máquinas de jogos eletrônicos, aquelas coisas piscantes que víamos por aí. Abreviando o nome para CAPCOM, a empresa sempre teve por objetivo superar suas concorrentes, e tudo que nos interessa começou de verdade no final dos anos 80. Segue a história.

Linha do Tempo:

1984 - A Capcom contrata um cidadão chamado Yoshiki Okamoto, designer de games que trabalhava para a rival Konami, Okamoto foi responsável por games que colocaram o nome da Capcom na praça, como 1942, Son Son, Side Arms, Gun Smoke e Forgotten Worlds. Okamoto cresceu na empresa, passou de um mero diretor a produtor de games e contratou um carinha chamado Akira Yasuda (conhecido também como Akiman), responsável pelo design de coisinhas como Final Fight e Street Fighter II.


1987 - A Capcom lança nos arcades um tal de Street Fighter, produzido por Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto. Ainda este ano surge Mega Man para o Nintendo 8 bits.

1989 - O beat'em up Final Fight é lançado nos arcades, uma tentativa frustrada de fazer uma sequência do Street Fighter que terminou se tornando num clássico.

1991 - Okamoto, Akiman e sua turma jogam no mercado Street Fighter II, o resto a gente já sabe.

1994 - A primeira investida pesada em um RPG da Capcom surge com Breath of Fire no Super Nintendo.

1996 - A Capcom mais uma vez inova lançando um survivor horror para o PlayStation, Resident Evil, que virou filme de sucesso em 2002 gerando duas contiunuações.


2007 - Capcom se junta à Valve para lançar títulos pelo sistema Steam, sendo a pioneira no Japão a fazer isso. Games como Onimusha 3, Street Fighter 4, Lost Planet e Resident Evil 5 estão disponíveis.

Curiosidades:

Além de desenvolver os seus próprios títulos, a Capcom juntou-se com a Microsoft na produção de Dead Rising e com a Bandai para as versões arcade, PS2 e Dreamcast de Mobile Suit Gundam, além de distribuir diversos jogos no Japão, incluindo a série Grand Theft Auto.

Comments (0)

Postar um comentário