Dicionário dos Developers: [C] de CAPCOM

Posted on 05:58 | By Matt | In

Continuando o nosso Dicionário, chegamos na letra C com uma das mais bem sucedidas desenvolvedoras de games e que vive forte até hoje.

CAPCOM
Fundada em: 1979


Fundada em Osaka, Japão, em 1979, a Japan Capsue Computers fabricava e distribuía máquinas de jogos eletrônicos, aquelas coisas piscantes que víamos por aí. Abreviando o nome para CAPCOM, a empresa sempre teve por objetivo superar suas concorrentes, e tudo que nos interessa começou de verdade no final dos anos 80. Segue a história.

Linha do Tempo:

1984 - A Capcom contrata um cidadão chamado Yoshiki Okamoto, designer de games que trabalhava para a rival Konami, Okamoto foi responsável por games que colocaram o nome da Capcom na praça, como 1942, Son Son, Side Arms, Gun Smoke e Forgotten Worlds. Okamoto cresceu na empresa, passou de um mero diretor a produtor de games e contratou um carinha chamado Akira Yasuda (conhecido também como Akiman), responsável pelo design de coisinhas como Final Fight e Street Fighter II.


1987 - A Capcom lança nos arcades um tal de Street Fighter, produzido por Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto. Ainda este ano surge Mega Man para o Nintendo 8 bits.

1989 - O beat'em up Final Fight é lançado nos arcades, uma tentativa frustrada de fazer uma sequência do Street Fighter que terminou se tornando num clássico.

1991 - Okamoto, Akiman e sua turma jogam no mercado Street Fighter II, o resto a gente já sabe.

1994 - A primeira investida pesada em um RPG da Capcom surge com Breath of Fire no Super Nintendo.

1996 - A Capcom mais uma vez inova lançando um survivor horror para o PlayStation, Resident Evil, que virou filme de sucesso em 2002 gerando duas contiunuações.


2007 - Capcom se junta à Valve para lançar títulos pelo sistema Steam, sendo a pioneira no Japão a fazer isso. Games como Onimusha 3, Street Fighter 4, Lost Planet e Resident Evil 5 estão disponíveis.

Curiosidades:

Além de desenvolver os seus próprios títulos, a Capcom juntou-se com a Microsoft na produção de Dead Rising e com a Bandai para as versões arcade, PS2 e Dreamcast de Mobile Suit Gundam, além de distribuir diversos jogos no Japão, incluindo a série Grand Theft Auto.

Personagens Formidáveis: Dr. Fred Edison

Posted on 07:32 | By Matt | In

Inaugurando mais uma série no RetroPixels, "Personagens Formidáveis" vai trazer à nossas mentes aquelas figuras que marcaram games e gerações por sua personalidade peculiar, caráter único ou simplesmente por serem 'formidáveis'!


Dr. Fred Edison
Primeira aparição: Maniac Mansion (1987)






Mesmo tendo aparecido primeiramente em Maniac Mansion, foi na sequência - Day of the Tentacle (1993) - que a mente insana de Edison trabalha com força. O "Professor" é totalmente louco, enfezado e ranzinza nesse game, e disposto a transformar tudo para o mal, até mesmo banheiros químicos em máquinas de viajar no tempo.


Gamegrafia:

  • Maniac Mansion (1987 - Commodore / 1988 - PC / 1989 - Amiga, Atari ST) / 1990 - NES)
  • Day of the Tentacle (1993 - PC, Mac OS, Amiga)



Gameplay:


As primeiras Imagens de Sonic, 20 anos atrás

Posted on 06:01 | By Matt | In

Hoje, 7 de junho de 2010, completam-se 20 anos que a SEGA mostrou pela primeira vez, no Tokyo Show daquele ano, as primeiras imagens do seu mais ambicioso projeto: Sonic The Hedgehog.


A tela título mostrada não parece tão diferente da versão final, com exceção da ausência da Green Hill Zone passando ao fundo, dá pra ver até que o ouriço está mexendo o dedinho pra lá e pra cá.

Agora, a imagem in-game tem sérios detalhes curiosos:




O piso e os coqueiros, tudo bem, agora essas montanhas ao fundo e essas pedras parecendo prédios distantes realmente mostram que a idéia inicial do game era um tanto mais artística e surreal do que vimos no produto finalizado. A pose do Sonic também é uma jamais vista no game, o arbusto atrás dele parece um tanto deslocado em relação às outras peças de vegetação na cena.

Essas imagens foram escaneadas da revista EGM #13, de 1990.

Vídeo de Segunda: NATRAPS X FINAL

Posted on 05:30 | By Matt | In

Totalmente random e igualmente AWESOME!


Video de Segunda: NES Stop Motion

Posted on 06:20 | By Matt | In

Tá, Vídeo de Segunda saindo na quarta, mas tá valendo... :D

Um impressionante stop-motion de alguns clássicos do NES, todos feitos com recortes e objetos randômicos. Destaque para os Goomba-champinhons :D

Retro Raridades: Joy Mech Fight (Famicom)

Posted on 06:25 | By Matt | In

Um fighting super colorido que foi lançado no final da vida do console (1993) e nunca saiu do Japão. A suavidade dos movimentos desses robozinhos esquisitos de Joy Mecha Fight.é de impressionar.


O game de luta apresenta um dos maiores casts de personagens do estilo, são 8 lutadores iniciais, mas to total existem 36 lutadores selecionáveis, mesmo que a maioria seja clonada dos 8 iniciais.

Devido a limitação do hardware, sprites grandes eram difíceis de serem programados, por isso os robozinhos lutadores são feitos por diversos conjuntos de sprites menores, gerando uma movimentação suave e detalhada.


Mesmo com o controle de 2 botões (pouco para um jogo de luta?), a jogabilidade é muito boa, os lutadores podem rolar pelo chão usando as diagonais e até alguns golpes podem ser linkados usando o timing correto. Uma pena que esse game não saiu do Japão.


Curiosidade: O personagem principal do game, Sukapon - o robozinho rosa - foi várias vezes indicado para ser personagem novo no Super Smash Bros Brawl.